Eva Maria Oliveira, a querida Dona Eva, faleceu nesta sexta-feira (14), às 16h, em sua residência no Quilombo da Rasa, em Armação dos Búzios. Aos 114 anos, ela partiu de causas naturais, cercada por sua família. O velório acontece na Igreja Assembleia de Deus da Rasa, e o sepultamento será neste sábado (15), às 10h, no Cemitério de Santana.
Filha de quilombolas afrodescendentes, Dona Eva nasceu em 23 de dezembro de 1910, tornando-se um ícone de resistência e cultura. Testemunhou mudanças históricas e sociais, sendo reconhecida por sua luta na preservação das tradições afro-brasileiras.
Dona Eva participou do revezamento da tocha olímpica nos Jogos Rio 2016 e, em 2021, foi a primeira idosa vacinada contra a COVID-19 em Búzios. Sua casa serviu como sede da Associação de Quilombolas da Rasa e recebeu, em 2023, a visita do Príncipe de Oyo, da Nigéria.
Deixa filhos, netos, bisnetos e tataranetos, além de um legado inestimável para a história de Búzios e da cultura quilombola. Seu nome será sempre lembrado como símbolo de força e tradição.