Morre Dona Eva, símbolo da cultura quilombola de Búzios, aos 114 anos

Morre Dona Eva, símbolo da cultura quilombola de Búzios, aos 114 anos

Picture of Leo Hezer

Leo Hezer

Compartilhar no WhatsApp

Eva Maria Oliveira, a querida Dona Eva, faleceu nesta sexta-feira (14), às 16h, em sua residência no Quilombo da Rasa, em Armação dos Búzios. Aos 114 anos, ela partiu de causas naturais, cercada por sua família. O velório acontece na Igreja Assembleia de Deus da Rasa, e o sepultamento será neste sábado (15), às 10h, no Cemitério de Santana.

Filha de quilombolas afrodescendentes, Dona Eva nasceu em 23 de dezembro de 1910, tornando-se um ícone de resistência e cultura. Testemunhou mudanças históricas e sociais, sendo reconhecida por sua luta na preservação das tradições afro-brasileiras.

Dona Eva participou do revezamento da tocha olímpica nos Jogos Rio 2016 e, em 2021, foi a primeira idosa vacinada contra a COVID-19 em Búzios. Sua casa serviu como sede da Associação de Quilombolas da Rasa e recebeu, em 2023, a visita do Príncipe de Oyo, da Nigéria.

Deixa filhos, netos, bisnetos e tataranetos, além de um legado inestimável para a história de Búzios e da cultura quilombola. Seu nome será sempre lembrado como símbolo de força e tradição.

Picture of Leo Hezer
Cabofriense com orgulho, gestão pública e jornalismo pela Universidade Cândido Mendes. Registro: 0043279/RJ. Colunista do Lagos Informa e Política RJ, traz o melhor da análise política da Região dos Lagos. Destemido, trás uma visão crítica em busca da verdade!
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress