Incêndios criminosos para especulação imobiliária devastam floresta em Búzios

Incêndios criminosos para especulação imobiliária devastam floresta em Búzios

Picture of Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Compartilhar no WhatsApp
Anúncio

No último fim de semana, a tranquilidade da praia do Peró, em Búzios, foi interrompida por densas nuvens de fumaça resultantes de incêndios criminosos que devastaram uma extensa área de floresta. A denúncia foi feita pelo gabinete do Deputado Estadual Flávio Serafini em conjunto com conselheiros de meio ambiente de Búzios, revelando uma série de práticas ilegais visando a especulação imobiliária na região.

Desde a semana passada, um grupo de desmatadores tem promovido incêndios noturnos e em feriados, com o objetivo de preparar a área para a construção de centenas de lotes de 10×15 metros em uma zona rural de mais de 30 mil metros quadrados. A ação criminosa incluiu o desmatamento de cerca de dois hectares de Mata Atlântica e a derrubada ilegal de árvores nativas, algumas delas com mais de 50 anos de idade.

Os responsáveis pelos crimes ambientais e urbanísticos foram identificados pelas forças de segurança, que realizaram rondas diurnas e noturnas na área afetada. Entre os crimes pelos quais os envolvidos responderão estão desmatamento da Mata Atlântica, supressão mecanizada ilegal da vegetação nativa secundária, incêndios criminosos, parcelamento ilegal do solo, abertura de vielas e grilagem de terras.

A participação recorrente de grileiros está sendo investigada pelo Ministério Público, que busca coibir práticas que ameaçam não apenas o meio ambiente, mas também o ordenamento urbano e a segurança das comunidades locais.

Efetivos mobilizados:

  • 5ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
  • Companhia de Proteção Ambiental (CPROEIS)
  • Grupo de Investigação Complementar da 127ª Delegacia de Polícia (GIC 127DP)
  • Guarda Municipal Ambiental com as equipes Wolverine, Alfa e Ghostbuster.

Localização: Os incidentes ocorreram desde a Travessa Jaqueira até o Loteamento clandestino dos grileiros em Camboinhas – Baía Formosa. As coordenadas aproximadas são -22.800499, -41.978859.

 

Picture of Mariana Carvalho
Redatora do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, formada em jornalismo esportivo na ACERJ.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress