Escorpião mais letal do Brasil preocupa autoridades de saúde buzianas

Escorpião mais letal do Brasil preocupa autoridades de saúde buzianas

Picture of João Monk

João Monk

Compartilhar no WhatsApp

Uma preocupante infestação do escorpião-amarelo, Tityus serrulatus, conhecido como o mais perigoso do Brasil, está sendo monitorada na cidade de Armação dos Búzios. De acordo com informações do Instituto Vital Brasil (IVB), apenas no início de fevereiro, foram capturados cerca de 200 exemplares da espécie na cidade. Os escorpiões coletados foram levados para o Laboratório de Artrópodes do instituto, onde serão utilizados em pesquisas e na extração de veneno.

O escorpião-amarelo é temido por sua picada altamente venenosa, podendo causar sérios riscos à saúde humana, principalmente em crianças e idosos. O IVB alerta para a importância da população estar atenta e adotar medidas de prevenção, como a eliminação de possíveis abrigos e a vedação de frestas e buracos em residências. Além disso, ressalta a importância de buscar ajuda médica imediata em caso de acidentes.

A colaboração da população é fundamental nesse processo, seguindo as orientações de prevenção e informando às autoridades sobre a presença desses animais em áreas urbanas.

Um levantamento do IVB mostra o alto número de acidentes com escorpiões e aranhas no Estado do Rio de Janeiro.

  • 2020 – 1.234 acidentes
  • 2021 – 1.219 acidentes
  • 2022 – 1.293 acidentes

Juntos, os acidentes com aranha e escorpião são os mais comuns no Estado, correspondendo a 58,2% dos registros com animais peçonhentos.Em Búzios, não houve registro de ataque neste ano. Segundo o Instituto Vital Brasil, o último pico na cidade ocorreu em 2019, com 19 acidentes envolvendo escorpiões. O dado é do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

A Vigilância Ambiental de Búzios disse que está intensificando o monitoramento, realizando busca ativa e que identificou quatro bairros com a maior incidência: Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa.

Picture of João Monk
Jornalista do Lagos Informa. Formado pela Universidade Veiga de Almeida, atua na área há 6 anos, passando pelos portais G1 e RC24h, participando por dois anos ao vivo do programa Região em Foco, da Rádio Ondas FM, e posteriormente em comunicação política no ano de 2022.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress