Carcaça de baleia jubarte juvenil encalha em Búzios, foi foi enterrada neste sábado (15)

Carcaça de baleia jubarte juvenil encalha em Búzios, foi foi enterrada neste sábado (15)

Picture of Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Compartilhar no WhatsApp

No último sábado (15), a praia do Canto, em Búzios, foi cenário de um triste episódio ambiental: uma carcaça de baleia jubarte juvenil encalhou durante a madrugada, trazida pelas correntes marinhas. O mamífero marinho, já em avançado estado de decomposição, foi prontamente identificado e avaliado por especialistas.

A descoberta da carcaça foi feita pela equipe técnica da Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios, que imediatamente acionou o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (Gemm-Lagos). O coordenador biólogo e pesquisador Salvatore Siciliano apontou que o animal provavelmente se enroscou em redes de pesca em alto mar, dias antes, o que contribuiu para o seu óbito.

“Estamos em plena época migratória, quando esses juvenis costumam nadar próximo à costa. É crucial aumentar a precaução e a conscientização sobre a presença de mamíferos marinhos, além de aves e quelônios”, ressaltou Siciliano durante a necropsia.

O secretário de Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, enfatizou que as equipes de fiscalização e monitoramento das Unidades de Conservação estão em regime de plantão 24 horas, inclusive no mar. Ele destacou que, se uma baleia ficasse presa em redes de pesca, medidas de resgate poderiam ser implementadas a tempo de evitar fatalidades.

Após ser isolado o local, a equipe do Gemm-Lagos realizou a necropsia do mamífero marinho na praia do Canto. O biólogo recomendou o enterro da carcaça em uma faixa de areia mais ampla, preservando o ambiente e permitindo que o processo natural de decomposição ocorra sem impactos adicionais.

A triste ocorrência em Búzios serve como um alerta para a necessidade contínua de proteção e monitoramento das espécies marinhas, especialmente durante períodos migratórios. A conscientização pública e a colaboração entre autoridades e comunidade são fundamentais para garantir um futuro sustentável para os mamíferos marinhos na região.

Picture of Mariana Carvalho
Redatora do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, formada em jornalismo esportivo na ACERJ.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress