A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, informou que as praias do Forno e Tucuns terão a Bandeira Azul retirada por 10 dias para adequação às exigências do programa internacional. As principais demandas incluem a melhoria na visibilidade dos guarda-vidas, acessibilidade na praia do Forno e instalação de placas indicativas da qualidade da água.
Em reunião nesta quarta-feira (29), as secretarias do Ambiente e Urbanismo e de Segurança e Ordem Pública decidiram disponibilizar dois guarda-vidas fixos para cada praia, além de uma base provisória (tenda) posicionada estrategicamente. A praia do Forno também receberá contenções de areia com menor impacto ambiental, conforme orientação do Ministério Público.
O Programa Bandeira Azul exige a presença de guarda-vidas e a divulgação da qualidade da água como requisitos essenciais. Anualmente, Búzios realiza 25 análises de água nas praias para atender às normas. Placas fixas com informações sobre balneabilidade serão instaladas nos próximos dias.
A Prefeitura reforçou o compromisso de cumprir as exigências dentro do prazo, garantindo que as praias do Forno e Tucuns mantenham o selo de qualidade e segurança, consolidando Búzios como um destino turístico de excelência.