Acúmulo de lixo no Costão da Tartaruga: Morador de Búzios critica pescadores pela falta de cuidado com o local

Acúmulo de lixo no Costão da Tartaruga: Morador de Búzios critica pescadores pela falta de cuidado com o local

Picture of Camìly Rôcha

Camìly Rôcha

Compartilhar no WhatsApp

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um morador de Búzios expressou indignação com a situação do Costão da Tartaruga. Ele relatou que, apesar do fácil acesso e da facilidade de limpeza do local, a área está tomada por lixo, principalmente deixado por pescadores.

“É muito lixo. Eu venho, tiro, limpo, deixo tudo limpinho e, com poucos dias, está tudo sujo de novo. Tem três sacos de lixo aqui”, desabafou o morador.

Ele destacou que os principais responsáveis pela sujeira são os pescadores, que deixam sacos plásticos, embalagens de isca e outros resíduos nas pedras. “Eu acho mais interessante vir aqui e dar um puxão de orelha nos pescadores que vêm para cá. Eles deixam os sacos plásticos nas pedras, que acabam voando e ficando presos na vegetação. Isso complica nossa vida na hora de retirar”, afirmou.

O morador relatou que a situação se agrava à noite, quando os pescadores deixam o local sem limpar. “Eles começam a tardinha, ficam até a noite e depois não limpam nada porque está tudo escuro. Tem que proibir a pesca no turno da noite para evitar isso. É um nojo. Este é um ambiente que eles frequentam para pescar, eles mesmos produzem essa sujeira.”

A preocupação com o impacto ambiental também foi destacada no vídeo, onde o trabalhador explicou que as embalagens descartadas acabam indo parar no mar ou ficando presas na vegetação. Ele mencionou que o local está a poucos metros da água, e o vento espalha o lixo, resultando na presença de microplásticos, garrafas PET e latas de cerveja por toda parte, deixando a sujeira disseminada em todo lugar.

O morador finalizou seu apelo pedindo uma ação das autoridades. “Cadê a Secretaria de Meio Ambiente? Cadê a Secretaria de Serviços Públicos?”.

Assista ao vídeo:

Picture of Camìly Rôcha
Coordenadora de Redação do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida. Possui curso de Produção e Revisão para a Web pela Rock University, além de especialização em Verificação e Checagem de Fatos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Produz reportagens para o Instituto Mulheres Jornalistas.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress