Marinha do Brasil proíbe desembarque nas Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, por tempo indeterminado

Marinha do Brasil proíbe desembarque nas Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, por tempo indeterminado

Picture of Camìly Rôcha

Camìly Rôcha

Compartilhar no WhatsApp
Prainhas Pontal do Atalaia / Imagem: Monique Renne

 

A Marinha do Brasil proibiu, por tempo indeterminado, o desembarque nas Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, devido à falta de segurança e fiscalização adequadas. A medida, divulgada através da Portaria n° 39/DelCFrio, publicada em 31 de agosto de 2024, gerou insatisfação entre os setores que dependem da praia, especialmente os trabalhadores do turismo.

A Prefeitura de Arraial do Cabo confirmou a proibição e expressou preocupação com o impacto econômico da decisão. Embora não tenha responsabilidade direta sobre a área, que é uma Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o município defende o diálogo entre os profissionais do turismo, ICMBio e a Marinha do Brasil para buscar uma solução.

A região faz parte da Reserva Extrativista Marinha (Resex), o que garante ao ICMBio autonomia para controle e fiscalização das atividades. A administração municipal reiterou seu compromisso com o meio ambiente e lembrou de esforços anteriores que conciliam preservação ambiental com os interesses dos trabalhadores locais.

Picture of Camìly Rôcha
Coordenadora de Redação do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida. Possui curso de Produção e Revisão para a Web pela Rock University, além de especialização em Verificação e Checagem de Fatos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Produz reportagens para o Instituto Mulheres Jornalistas.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress