Drone da prefeitura de Arraial do Cabo identifica 25 piscinas suspeitas de proliferação de mosquitos da dengue, no centro da cidade

Drone da prefeitura de Arraial do Cabo identifica 25 piscinas suspeitas de proliferação de mosquitos da dengue, no centro da cidade

Picture of João Monk

João Monk

Compartilhar no WhatsApp

Arraial do Cabo faz identificação de mais de 25 piscinas, caixas d’água sem tampa e hidromassagens descobertas em propriedades particulares através de um drone. O mapeamento aéreo com a utilização de drone foi feito no mês de janeiro, na região central da cidade. Das 240 piscinas identificadas, 25 apresentam condições que favorecem a proliferação de mosquitos com água estagnada e falta de manutenção adequada.

A prefeitura informou que a equipe do setor de inventário da Secretaria de Administração fez o mapeamento para regularização de imóveis, mas ao identificar as piscinas sem tratamento, acionou a Vigilância em Saúde e apresentou o trabalho visando contribuir com informações que direcionassem a uma ação de combate mais eficaz.
Foto: Prefeitura de Arrarail do Cabo/Divulgação
O engenheiro Wagner da Cunha, responsável pelo mapeamento, explicou que a análise da quantidade de piscinas com potenciais focos de criadouros de mosquito levou em consideração a observação direta e os dados georreferenciados coletados: “A localização exata dos imóveis, através do georreferenciamento possibilitou a criação de um mapa da área de risco potencial,” destaca o engenheiro.
A coordenadora da Vigilância em saúde, Camila Nunes, informou que a partir do gráfico com a localização das piscinas “suspeitas” de serem um foco do mosquito transmissor da dengue, foi possível enviar a equipe de endemia até os endereços: “Os agentes de endemia colocam larvicida nesses locais e analisam a área pra saber se há outros possíveis focos,” esclareceu. Arraial doi Cabo também informa que o monitoramento por drone continuará nas áreas ainda não alcançadas, como os bairros do segundo distrito e os morros do Pontal do Atalaia, da  Cabocla e da Boa Vista, na parte central e sobre os imóveis fechados, cujo acesso do agente de endemia é difícil.

De acordo com o último boletim, atualizado nesta segunda-feira (19), em janeiro de 2024 foram confirmados sete casos de dengue no município, sendo destes, três munícipes e quatro pacientes de outras localidades. Do total de amostras enviadas ao LACEN-RJ, 23 casos suspeitos foram descartados e 45 permanecem sob investigação laboratorial. Em fevereiro, até a presente data, foram contabilizados dois casos positivos, sendo um paciente de Arraial do Cabo e um de Minas Gerais.

Picture of João Monk
Jornalista do Lagos Informa. Formado pela Universidade Veiga de Almeida, atua na área há 6 anos, passando pelos portais G1 e RC24h, participando por dois anos ao vivo do programa Região em Foco, da Rádio Ondas FM, e posteriormente em comunicação política no ano de 2022.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress