O aniversário de Arraial do Cabo começou oficialmente nesta quarta-feira (13) com uma das tradições mais marcantes da cidade: o desfile da Banda Furiosa pelas ruas do município.
Mantendo viva uma celebração histórica e querida pelos moradores, os músicos percorreram as principais avenidas, levando música, alegria e emoção para a população logo nas primeiras horas do dia.
A concentração teve início no Conservatório Musical de Arraial do Cabo, de onde a banda saiu em marcha, sendo recebida com entusiasmo pelos moradores. Das janelas, calçadas e portas de casa, o público acompanhou o cortejo com aplausos, acenos e registros em celulares.
A Banda Furiosa faz parte da memória afetiva da cidade. Criada na década de 1930 por pescadores locais, o grupo ganhou esse nome devido ao som vibrante e contagiante que despertava a atenção dos moradores, que anunciavam com entusiasmo: “Lá vem a Furiosa!”.
O percurso seguiu até a sede da Prefeitura, onde foi realizado o tradicional hasteamento da bandeira, conduzido pela Guarda-mirim e pelo Grupo de Escoteiros Raimundo de Castro Maia (68º RJ). A cerimônia contou com a presença do prefeito Marcelo Magno e do vice-prefeito Diego Silveira.
Após a solenidade, a programação continuou com uma missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus.
As celebrações seguem durante a tarde, com destaque para o Desfile Cívico, marcado para às 17h, em frente à Praça Victorino Carriço, conhecida como Praça do Sindicato.
Neste ano, o desfile traz como tema a Cultura Oceânica, ressaltando a forte ligação de Arraial do Cabo com o mar, além da importância da preservação ambiental e das riquezas naturais que fazem da cidade um dos principais cartões-postais da Região dos Lagos.





