
Projeto promete transformar antigo Parque Público em um centro de educação integral e lazer com mais de 40 mil m²; previsão é que obra seja concluída em até dois anos
Arraial do Cabo está prestes a passar por uma revolução educacional e urbana. Na noite desta quinta-feira (10), moradores e autoridades se reuniram no auditório do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo para discutir a segunda fase do maior investimento da atual gestão municipal: a implementação do Parque Educativo Integrado Hermes Barcellos, um megacomplexo de educação e lazer que promete mudar a cara da Prainha.
Com mais de 40 mil metros quadrados de área, o projeto vai muito além de uma simples revitalização do antigo Parque Público. Ele está inserido dentro da proposta de educação integral da cidade e pretende atender diretamente aos 6.200 alunos da rede municipal de ensino, além de abrir espaço para uso da população em geral.
Entre as atrações previstas, o novo parque contará com quadras esportivas, campo de futebol, pista de skate, área molhada, redário, jardim sensorial, cinema ao ar livre, deck musical integrativo, espaço pet, horta educativa, trilhas para caminhada, ciclovia, concha acústica para até cinco mil pessoas e até um parquinho para crianças. A área também terá uma sede administrativa e salas de aula externas, integrando aprendizado e vivência ao ar livre.
Além do impacto educacional, o projeto traz uma série de soluções de infraestrutura, incluindo a drenagem e revitalização da lagoa local e a instalação de um sistema de bombeamento para controle do nível da água, evitando alagamentos.
A apresentação do projeto foi feita por representantes da Secretaria de Educação e da equipe técnica da prefeitura, incluindo o subsecretário de Ciências e Tecnologia, Victor Fontes, a chefe de Gabinete Carina Nogueira, a diretora pedagógica Suzana Ribeiro e o engenheiro responsável André Batisti.
Durante a audiência, a população teve espaço para tirar dúvidas e apresentar sugestões. Para Carina Nogueira, a proposta é um marco para a cidade: “Arraial do Cabo saindo na frente mais uma vez, com um parque integrado à educação e que também vai atender à população”, disse.
Já o secretário municipal de Educação, Bernardo Alcântara, destacou o impacto do projeto na qualidade do ensino: “Nossa rede de ensino está crescendo e precisamos pensar a Educação de forma integral, oferecendo para nossos alunos espaços de qualidade e segurança fora da sala de aula”, afirmou. “Mesmo sem obrigação legal, trouxemos o projeto para ser discutido com os moradores da Prainha. O saldo foi extremamente positivo.”
A primeira etapa do projeto já foi entregue: a Escola Municipal Henrique Sérgio Melman, com capacidade para mil alunos. Agora, a cidade aguarda a conclusão da segunda fase, prevista para até dois anos.
Enquanto as obras estiverem em andamento, o local será fechado ao público. Mas a expectativa de moradores e autoridades é que o novo parque represente um divisor de águas na relação entre educação, lazer e urbanismo em Arraial do Cabo.
Além do Parque Educativo, o bairro da Prainha também será contemplado com outras obras estruturais, como a nova drenagem do bairro, a construção de uma nova feira de artesanato e a área do pescador,





