Fiscalizações em postos e supermercados resultaram em interdições, lacres de equipamentos e apreensão de produtos impróprios para consumo.
Uma ação integrada do PROCON Araruama com a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), PROCON-RJ, Comando de Polícia Ambiental (CPAM-PMERJ) e Guarda Civil Municipal colocou o comércio de Araruama na mira, nesta segunda (11) e terça-feira (12). A operação, que passou por 12 postos de combustíveis e diversos supermercados, resultou em flagrantes de fraudes e riscos à saúde pública.
Nos postos, fiscais identificaram a prática conhecida como “bomba baixa”, quando a quantidade de combustível entregue é menor que a mostrada no visor, atingindo gasolina, etanol e diesel. As bombas irregulares foram lacradas e interditadas. Também houve autuações por produtos sem etiqueta de preço.
Nos supermercados, mais de 500 quilos de alimentos vencidos ou sem condições de consumo foram apreendidos e descartados. Entre as irregularidades, havia produtos sem data de validade, sem informações de origem, com prazos errados em embalagens fracionadas e até armazenados de forma inadequada. Em um dos estabelecimentos, a área de preparo da padaria foi interditada por más condições sanitárias, e o gerente foi conduzido à delegacia.
Os comerciantes autuados terão 15 dias para apresentar defesa. O PROCON Araruama reforçou que as fiscalizações seguirão para proteger o consumidor e garantir a conformidade com as normas sanitárias e de defesa do consumidor.





