Instituto BW, de Araruama, auxilia no resgate de 19 pinguins devolvidos à Patagônia, após encalharem no RJ

Instituto BW, de Araruama, auxilia no resgate de 19 pinguins devolvidos à Patagônia, após encalharem no RJ

Picture of Camìly Rôcha

Camìly Rôcha

Compartilhar no WhatsApp
Pinguins devolvido ao mar do RJ — Foto: Fabiano Veneza/SEAS

Dezenove pinguins-de-Magalhães que haviam encalhado na costa norte do estado do Rio de Janeiro nos últimos dois meses foram devolvidos ao mar na sexta-feira (30), após ação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Marinha do Brasil, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com o Instituto BW.

Segundo informações, os pinguins estavam debilitados e apresentavam condições como hipotermia, parasitas e problemas pulmonares. Após receberem atendimento especializado, os animais foram reintroduzidos no oceano, em uma corrente quente do Atlântico Sul, que corre paralela à costa brasileira em direção às colônias reprodutivas da espécie, localizadas na Patagônia, no Chile e na Argentina.

No total, 42 profissionais, incluindo civis e militares, participaram da ação. O transporte dos pinguins em alto-mar foi realizado pelo Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo) da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, utilizando o Navio AvPq Aspirante Moura (U-14), construído em 1987. A escolha exata do local de soltura foi feita em colaboração com o Inpe, que já auxiliou em operações semelhantes anteriormente.

Picture of Camìly Rôcha
Coordenadora de Redação do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida. Possui curso de Produção e Revisão para a Web pela Rock University, além de especialização em Verificação e Checagem de Fatos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Produz reportagens para o Instituto Mulheres Jornalistas.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress