CADERNO POLÍTICO | O RESUMO POLÍTICO NA REGIÃO DOS LAGOS DESTA SEGUNDA-FEIRA (03/05/24)

CADERNO POLÍTICO | O RESUMO POLÍTICO NA REGIÃO DOS LAGOS DESTA SEGUNDA-FEIRA (03/05/24)

Compartilhar no WhatsApp

UMA ALIANÇA SÓLIDA OU MAIS UM TRUQUE EM BÚZIOS?

 

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), anunciou com toda pompa que esteve, na manhã desta segunda-feira (3), com o governador Cláudio Castro (PL). E, segundo o próprio Alexandre, o governador garantiu apoio à sua pré-candidatura à reeleição em outubro. Mas, cadê o vídeo, hein? Será que essa “garantia” é tão verdadeira quanto quando Alexandre afirmou que Dom seria seu novo líder de governo, apenas para Dom desmentir tudo em um discurso na tribuna?

Nas redes sociais, Alexandre fez questão de destacar a importância de caminhar ao lado do governo do Estado e agradeceu pelo suposto apoio na próxima empreitada eleitoral. Claro, a jogada de Alexandre é cristalina: como detém a máquina pública, ele tentará ao máximo esvaziar seu concorrente na eleição que se aproxima, que promete ser bastante acirrada.

É de se admirar como o prefeito Alexandre Martins está sempre envolvido em “grandes anúncios” que, na prática, poucas se concretizam. Será que o apoio de Cláudio Castro é real ou apenas mais uma tentativa desesperada de Alexandre para manter-se relevante e confundir o eleitorado?

O meio político buziano deveria exigir provas concretas das alegadas alianças políticas de Alexandre. Afinal, promessas vazias, manobras políticas e gastos sem fundamento já são marcas registradas de sua administração. Será que desta vez o apoio é real ou só mais um truque barato para enganar a todos? Aguardemos o próximo capítulo dessa novela buziana.

 

 

A NOMINATA DO PP DE CABO FRIO

 

 

A nominata do PP (Partido Progressista) segue dando o que falar em Cabo Frio! Com vários nomes em equilíbrio na disputa, a lista de candidatos do partido se destaca como uma das mais fortes e competitivas da cidade. A expectativa é que a nominata faça certamente dois vereadores e, possivelmente, eleja mais um na sobra, caso os candidatos cumpram o seu papel básico nas urnas.

O partido conta com pelo menos 8 pré-candidatos disputando as cadeiras, todos com forte potencial de voto. Este equilíbrio entre os candidatos é uma vantagem estratégica que pode garantir um desempenho acima da média nas eleições, já que essa disputa aberta, anima todos que estão no partido a conquistarem voto.

Além disso, o PP tem se mostrado o melhor partido na cidade para aqueles que podem cumprir com as cotas dos cálculos partidários, já que podem conquistar uma cadeira, sem fazer loucuras para obter mais de 2 mil votos, como em algumas nominatas da cidade.

 

A IRONIA E O EGOISMO NO MDB DE CABO FRIO

 

 

A nominata do MDB em Cabo Frio irá enfrentar uma missão espinhosa nas próximas eleições. Com nomes como Léo Mendes (atualmente com mandato), Anthony Lescaut, Anderson da Latinha e Carlinhos Pedregulho, a tendência é que a legenda não consiga eleger nenhum vereador.

Mas, é claro, Léo Mendes, sempre pensando no próprio umbigo, bolou uma estratégia genial: ele aposta todas as suas fichas na candidatura solo de Marquinho Mendes, um homem inelegível. Sim, você não leu errado. Incentivar a candidatura de alguém inelegível é a grande cartada de Léo para tentar alavancar votos de legenda para o MDB. Que ideia brilhante, não é mesmo?

A expectativa de Léo Mendes é que essa jogada arranque entre 500 a 600 votos para o MDB, ajudando a inflar o cálculo geral do partido. Um movimento digno de um verdadeiro mestre da politicagem barata! Mas, mesmo com essa “estratégia” arriscada, Léo Mendes ainda precisaria de cerca de 3.000 votos para garantir sua reeleição – um número quase inalcançável dada sua performance pífia no mandato atual.

Então, enquanto Léo Mendes tenta desesperadamente se manter à tona, incentivando um candidato inelegível para sugar votos de legenda, o MDB de Cabo Frio se prepara para uma batalha que parece perdida antes mesmo de começar. A manobra de Léo não passa de uma tentativa patética de salvar sua própria pele, sem nenhuma consideração real pelo partido ou pelo eleitorado do ex-prefeito Marquinho Mendes.

Afinal, para que pensar no bem comum quando se pode pensar apenas em si mesmo? Para Léo Mendes, parece que essa é a verdadeira política: um jogo de egoísmo descarado, onde a única coisa que importa é garantir sua própria pele, mesmo que as chances sejam mínimas e a estratégia, risível.

 

SERGINHO E VAGUINHO LADO A LADO NO CAFÉ DO TRABALHADOR

 

Na última segunda-feira (3), o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Dr. Serginho (PL), inaugurou uma nova unidade do “Café do Povo” no bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio. O projeto, que oferece café da manhã gratuito para cerca de 1.000 pessoas diariamente.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Azevedo Neto, e o presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, Miguel Alencar. Um destaque especial foi a presença do braço direito de Serginho: Vaguinho, que aproveitou a oportunidade para elogiar o projeto e a gestão do amigo e líder político Dr. Serginho.

Vaguinho destacou a importância do “Café do Povo” para o bairro do Manoel Correia, enfatizando a colaboração entre a Faetec e a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Ele também elogiou os avanços na educação técnica e inclusiva promovidos pela Secretaria. Em suas palavras: “Que maravilha poder começar a semana entregando mais um Café do Povo para a nossa população. A unidade da Faetec do Manoel Corrêa já está funcionando e a partir de hoje servindo um café quentinho pro trabalhador da cidade. Tenho muito orgulho de ter participado desse trabalho no período em que estive na Secti. Aproveitei para bater um papo com a presidente da Faetec, Caroline Costa! Parabéns, Dr. Serginho!”

O projeto “Café do Povo” não só oferece uma refeição para os trabalhadores do bairro, mas também é uma vitrine para os alunos do curso de panificação da Faetec, que produzem os kits de café da manhã.

 

Veja o vídeo:

 

ÁTILA E MAGDALA EM INAUGURAÇÃO DE COLÉGIO EM TAMOIOS

 

Ao lados de outros vereadores e secretariados, o vereador acompanhou a prefeita Magdala Furtado em reinauguração da Escola Municipal Professora Luciléia Rodrigues da Costa.

Na manhã desta segunda-feira (03), foi entregue mais uma escola municipal para população tamoiense. A escola Professora Luciléia Rodrigues da Costa, em Unamar no Segundo Distrito, contou com a presença da prefeita Magdala Furtado, a Secretária de Educação, Rejane Jorge, e ao lado o vereador Átila Motta, juntamente da comunidade local.

A escola foi reformada em sua totalidade, recebendo novos equipamentos pedagógicos, pinturas e reformas nas estruturas, para garantir um ambiente acolhedor e revigorado para as crianças. A escola conta com salas de aulas reformadas, área de recreação, cantina revitalizada e mais.

 

Átila Motta em inauguração de colégio municipal em Tamoios.

 

O vereador de Cabo Frio, Átila Motta também está à frente de novas indicações para futuras reformas como: A Escola Municipal Professora Alfredinho Oliveira Francescini (Eldorado); manutenção na Escola Municipal Professora Maria Salvadora da Silva (Maria Joaquina); e reforma também no Cemitério do Araçá (Agrisa). De acordo com Átila, “as reformas eram necessárias há vários anos, e agora estão caminhando, com nossas indicações já conseguimos muitos feitos na cidade, basta ver nas minhas redes sociais, e a próxima reforma que logo será entregue, a Praça do Caiçara.”

 

DAVI SOUZA CRITICA VETO DE MAGDALA À PROJETO DE ALUNA AUTISTA

 

O vereador Davi Souza, atento às pautas das sessões da Câmara, manifestou-se sobre um ponto polêmico que chamou sua atenção na pauta da próxima sessão: o veto da prefeita ao projeto de lei que cria a capacitação presencial para auxiliares de classe. Em uma nota contundente, Davi Souza expressou sua indignação com a decisão da prefeita, reafirmando a importância dessa capacitação para a educação inclusiva.

 

 

Davi pontuou que, atualmente, a capacitação dos auxiliares de classe ocorre, na maioria das vezes, por meio de vídeos do YouTube, sem suporte ou controle do aprendizado. Em suas conversas com mães de alunos autistas, ele percebeu o quanto essa metodologia é ineficaz. “Além de não disponibilizar auxiliares de classe para os alunos PCDs, a prefeita também não quer capacitar os poucos que são disponibilizados,” criticou o vereador.

O vereador trouxe à tona um detalhe: o projeto de lei vetado foi criado por uma aluna autista da rede municipal de Cabo Frio, Júlia Vitória, que faz parte do parlamento juvenil. “Ela sabe bem o desafio de um aluno autista da rede pública, sabe também as consequências que a falta de capacitação dos auxiliares causa no dia a dia dessas crianças e adolescentes,” Disse Davi.

A crítica de Davi Souza à prefeita não parou por aí. Ele apelou diretamente à chefe do executivo municipal, instando-a a deixar de lado as “picuinhas políticas” e a “começar a trabalhar de verdade por Cabo Frio.”

 

 

CECILIANO DEIXA CARGO E FICA DISPONÍVEL PARA ‘VICE’ DE EDUARDO PAES NO RIO

 

 

O secretário municipal de Assistência Social, Adílson Pires (PT), está deixando o cargo para “ficar à disposição do PT”. Adílson, que foi vice no segundo mandato de Eduardo Paes (2013-2017), é uma das opções do partido para compor a chapa à reeleição do prefeito.

Outro nome cogitado pelos petistas é o do secretário nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano, que também deixará seu cargo no governo federal até quarta-feira para ficar à disposição do partido.

Paes tem sido evasivo sobre a escolha do vice. Na semana passada, ele disse ao presidente Lula que até poderia compor a chapa com alguém do PT, citando Ceciliano e Adílson como seus preferidos entre os petistas do Rio.

No entanto, fontes próximas ao prefeito afirmam que ele prefere o deputado federal Pedro Paulo (PSD). Paes está analisando pesquisas para avaliar se a rejeição ao nome de seu braço-direito ainda é significativa. Pedro Paulo foi acusado de violência doméstica e perdeu a eleição em 2016. Em outubro, o ministro Luiz Fux, do STF, arquivou o processo a pedido do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que afirmou não ter encontrado provas do crime.

Resta saber se a reputação de Pedro Paulo como agressor de mulheres ainda persiste com o passar do tempo.

Picture of Leo Hezer
Cabofriense com orgulho, gestão pública e jornalismo pela Universidade Cândido Mendes. Registro: 0043279/RJ. Colunista do Lagos Informa e Política RJ, traz o melhor da análise política da Região dos Lagos. Destemido, trás uma visão crítica em busca da verdade!
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja os 
Bastidores
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress