Ré por lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro, Mirelis Diaz foi trazida de Chicago e será encaminhada ao sistema prisional do Rio de Janeiro após exames no IML
Mirelis Diaz Zerpa, esposa de Glaidson Acácio dos Santos — conhecido como o “Faraó dos Bitcoins” — chegou ao Brasil neste sábado (21) após ser deportada dos Estados Unidos. A venezuelana desembarcou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em um voo da Polícia Federal após passar pelo aeroporto de Fortaleza, no Ceará.
Mirelis estava presa em Chicago desde 2024 e sua deportação marca o desfecho de uma longa disputa judicial. Em janeiro deste ano, a defesa chegou a impedir que ela integrasse o primeiro grupo de deportações promovido pelo governo norte-americano. A permanência de Mirelis nos EUA havia começado em 2021, pouco antes de se tornar alvo de uma investigação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF).
Acusada formalmente pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Mirelis responde por crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Segundo as autoridades brasileiras, ela atuava como uma das principais articuladoras do esquema financeiro da empresa GAS Consultoria fora do país, movimentando valores bilionários em uma suposta pirâmide financeira que teria causado prejuízos a centenas de investidores de criptomoedas.
Estima-se que o grupo, liderado por Glaidson, tenha movimentado cerca de R$ 38 bilhões por meio do esquema. A PF afirma que Mirelis operava o braço internacional da organização desde agosto de 2021, mantendo vida pública nas redes sociais, onde publicava fotos, vídeos e lives, além de investir em uma carreira artística como DJ.
Após sua chegada ao Brasil, Mirelis será levada ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames de praxe e, em seguida, encaminhada ao sistema prisional fluminense, onde aguardará o andamento do processo.





