A segunda semana de outubro trará grandes volumes de chuva e tempestades em diversas áreas do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até segunda-feira (14/10), a região centro-sul deve registrar precipitações intensas, com volumes que podem ultrapassar 100 mm. As regiões Centro-Oeste e Sudeste enfrentarão aumento de nebulosidade e pancadas de chuva, com maior intensidade na quarta e quinta-feira (9 e 10/10), podendo haver queda de granizo.
No Sul, tempestades começam a partir de segunda-feira no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, com chuvas que podem ultrapassar 70 mm a partir de quarta-feira. A região Norte também terá pancadas de chuva, especialmente no noroeste do Amazonas, devido à alta umidade e calor. O Nordeste, por sua vez, enfrentará calor e tempo seco, com ventanias e chuvas isoladas em algumas áreas.
Mesmo com as chuvas, o calor continuará presente. As temperaturas podem superar os 40°C em partes do Centro-Oeste e Norte do Brasil, e as máximas podem ultrapassar 35°C em estados do Nordeste como Piauí, Maranhão, Ceará e Bahia.