Vice-governador do Rio de Janeiro recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça; votação final está prevista para esta quarta-feira (21)
O vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (MDB), participou nesta terça-feira (20) de uma sabatina na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), como parte do processo para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A sessão foi conduzida pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas.
Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aprovou por unanimidade o parecer que respalda a indicação de Pampolha. Ambas as reuniões foram convocadas em caráter extraordinário pelo deputado Rodrigo Amorim (União), presidente das duas comissões, conforme publicação no Diário Oficial da última segunda-feira (19).
A indicação do vice-governador foi formalizada também nesta edição extraordinária, por meio de uma mensagem do governador Cláudio Castro (PL) enviada à Alerj. No documento, Castro destacou a “ilibada reputação” de Pampolha e seus “notórios conhecimentos em administração, direito e finanças públicas”. O currículo do indicado também foi anexado à mensagem.
A vaga no TCE-RJ foi aberta com a aposentadoria do conselheiro José Maurício Nolasco. O cargo tem remuneração de R$ 41,5 mil, respeitando o teto constitucional. Considerado uma figura estratégica nas articulações políticas para as eleições de 2026, Pampolha poderá ter sua nomeação oficializada já nesta quarta-feira (21), data prevista para a votação em plenário.