Quando a Educação se Torna Fantasia Política: Magdala Furtado de prefeita a Super-Heroína Soviética em apenas 30 Dias. Entenda o caso:

Quando a Educação se Torna Fantasia Política: Magdala Furtado de prefeita a Super-Heroína Soviética em apenas 30 Dias. Entenda o caso:

Picture of Redação

Redação

Compartilhar no WhatsApp

Ah, meus amigos, preparem-se para uma viagem que remontam a Cortina de Ferro da União Soviética do absurdo político em Cabo Frio!

Lembram-se daqueles tempos em que os líderes soviéticos eram retratados como heróis imponentes, esculpidos nas páginas da história? Bem, parece que Cabo Frio decidiu reviver essa gloriosa tradição… de um jeito mais, digamos, criativo e bajulador.

Na Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo em Cabo Frio, as crianças receberam um presente digno de um conto de fadas soviético: um livro infantil estrelado pela incrível, magnífica e totalmente comum prefeita Magdala Furtado, agora elevada à estatura de uma super-heroína dedicada à prosperidade municipal com um pouco mais de 30 dias de governo!

 

Imagens da autora do livro com Magdala Furtado em seu gabinete na Prefeitura Municipal de Cabo Frio.
Imagens da autora do livro com Magdala Furtado em seu gabinete na Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

 

Juliana Vignoli, autora desse épico de 8 páginas, defendeu-se das críticas com ‘a coragem de um pioneiro soviético’ quando bajulavam o seu grande líder supremo e irrestrito. Ela tinha todas as “autorizações necessárias”, uma espécie de selo de aprovação da Comissão de Livros de Propaganda Política Infantil, imagino. Só que não! Afinal de contas, o livro foi endossado por ninguém menos que a própria prefeita, a diretoria da escola e a secretaria de educação. Estamos diante de um verdadeiro conselho de líderes supremos infalíveis! como remontam a época da Cortina de Ferro, em que o estado promovia através da literatura e da cultura, o culto aos seus líderes supremos, como Heróis e Deuses do imperialismo soviético.

No material, Magdala Furtado é descrita como uma super-heroína cuja missão é proteger e trazer prosperidade para a cidade. “Magdala amava sua cidade e sonhava com um lugar onde todos os cidadãos pudessem viver felizes e em harmonia”, cita um dos trechos.

A trama só engrossa a partir daqui. Há murmúrios de financiamento público para esse épico literário. Ah, como isso lembra os bons tempos em que os planos econômicos soviéticos eram tão transparentes quanto uma parede de concreto! E claro, não poderia faltar a escolha genial de uma escola como palco para essa obra-prima política. Uma verdadeira academia de doutrinação eleitoral soviética, não é mesmo?

 

“Ela aprovou e gostou muito! Passou pela filha dela, pela própria Magdala (…) tudo foi feito conforme a aprovação da Magdala”.

Mas calma, tem mais! Juliana Vignoli, a autora, revelou evidências como se fossem fotografias secretas de um agente duplo. Ela mostrou que a prefeita tinha dado luz verde, só para retirar a autorização no último minuto. A reviravolta! Ah, a política, sempre recheada de tramas e reviravoltas dignas de uma novela soviética.

 

Escute o áudio na íntegra:

 

 

Vignoli expõe uma conversa no Whatsapp com a Prefeita Magdala, como uma forma de comprovar que deu autorização ao projeto do livro em que cultua a sua personalidade como heroína em apenas 30 dias de governo.

 

Em outro áudio, Vignoli afirma que o intuito era para o Agosto Lilás, mas depois denuncia um possível uso político para promoção pessoal:

 

 

 

E quando pensávamos que a Cortina de Ferro de Cabo Frio estava prestes a se fechar, a prefeitura entrou em cena para dizer que, na verdade, nunca autorizou nada disso e que a prefeita apenas contemplou o livro de seu gabinete, como se fosse uma peça rara de um museu político.

 

Nota da prefeitura:

A Prefeitura de Cabo Frio informa que não foi autorizado qualquer tipo de confecção ou distribuição de material gráfico tendo como personagem a prefeita Magdala Furtado. A prefeita somente recebeu a autora no gabinete, que deixou uma amostra do livro como presente. A Prefeitura informa que esta tomando todas as providências cabíveis no sentido de apurar as devidas responsabilidades.

 

Veja o vídeo abaixo das crianças que receberam o ‘Kit Magdala de Ferro’:

 

 

E o mais engraçado dessa história toda, é de que como que uma situação como essa teria passado pela aprovação de tantas pessoas, incluindo visitas no Gabinete, e nenhum assessor alertou a situação? a bajulação e a vassalagem toma conta de pessoas próximas, que estão apenas preocupadas com aquele negocinho e manterem os seus espaços…

Esse episódio é um alerta, de que Magdala Furtado, precisa rever de forma drástica e urgente as pessoas que estão ao seu redor.

Enfim, meus camaradas (risos), a história continua a se desdobrar. O sindicato dos profissionais da educação ainda não se manifestou. E enquanto aguardamos novos capítulos dessa epopeia política, lembramos com saudosismo dos tempos em que os líderes supremos e irrestritos eram retratados como heróis infalíveis e deuses do olimpo, mesmo que fossem apenas no mundo das histórias infantis.

A União Soviética teria se orgulhado.

Disclaimers: Esse texto é metafórico para com a semelhança histórica soviética.

 

Na União Soviética, Josef Stalin e Vladimir Lênin eram tratados como os ‘Deuses supremos e incontestáveis’ da União Soviética. Músicas, livros e a arte na infância soviética, recorrentemente, cultuavam a personalidade do ‘Grande Líder supremo e invencível’.

 

Mais documentos do caso:

 

Trechos do livro que expõem Magdala como a grande heroína de Cabo Frio.

 

Entenda o raciocínio de Vignoli ao fazer a homenagem a Prefeita que está apenas 30 dias no cargo, Magdala Furtado:

 

Picture of Redação
Redação do Portal Lagos Informa. A verdade você lê aqui!
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress