Operação deflagrada nesta terça (20) cumpre mandados de busca e apreensão em residências, câmaras municipais e comitês de campanha; esquema incluía compra de votos e troca por consultas médicas
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20) uma operação com o objetivo de investigar práticas de corrupção eleitoral supostamente cometidas por vereadores eleitos nas cidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, durante as eleições municipais de 2024.
Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas duas cidades, incluindo residências de investigados, comitês de campanha e as Câmaras de Vereadores dos respectivos municípios. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Eleitoral.
As investigações tiveram início em Cabo Frio no dia do primeiro turno do pleito, após a condução de cabos eleitorais de um candidato a vereador à delegacia da Polícia Federal. Eles estavam com materiais de campanha e uma quantia em dinheiro fracionada, o que levantou suspeitas de compra de votos.
A partir desse flagrante, a PF identificou conversas que indicam a prática de troca de favores por votos, incluindo o agendamento de consultas médicas em um hospital municipal. Um enfermeiro da unidade estaria envolvido no esquema, atuando diretamente na marcação dos atendimentos em troca de apoio ao candidato, que acabou eleito.
Em São Pedro da Aldeia, a investigação teve início também no primeiro turno, quando um eleitor foi detido por filmar a urna eletrônica durante o voto. A ação teria sido coordenada por um cabo eleitoral para comprovar o voto e garantir o pagamento combinado de R$ 100. A quantia, segundo apurado pela PF, seria entregue no comitê do candidato eleito, localizado no bairro Mossoró.
Os envolvidos podem responder pelo crime de corrupção eleitoral, além de outros delitos que eventualmente venham a ser identificados ao longo das investigações. A operação segue em andamento.