Pela primeira vez desde a fusão do estado da Guanabara com o Rio de Janeiro, um presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) foi reeleito com unanimidade. Nesta segunda-feira (3), Rodrigo Bacellar (União) recebeu os votos dos 70 deputados estaduais e seguirá no comando da Casa no biênio 2025-2026.
A votação ocorreu no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, e contou com apenas uma chapa inscrita. Em seu discurso, Bacellar agradeceu ao governador Cláudio Castro (PL) e ao presidente de seu partido, Antonio de Rueda. Ele também destacou o apoio do PSOL, último partido a aderir à sua reeleição, ressaltando a união política em prol de pautas prioritárias.
Entre suas prioridades no novo mandato, o presidente da Alerj mencionou a renegociação da dívida do estado com a União, a segurança pública e a aproximação da Casa com os prefeitos fluminenses. Bacellar criticou a política baseada apenas em redes sociais, afirmando que o trabalho deve ser focado na articulação e no diálogo para resolver os problemas do estado.
A nova composição da Mesa Diretora sofreu poucas mudanças. Guilherme Delaroli (PL) assumiu a primeira vice-presidência, substituindo Manoel Brazão (União). O colegiado é responsável por dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Alerj.
Nova Mesa Diretora da Alerj
- Presidente: Rodrigo Bacellar (União)
- 1º vice-presidente: Guilherme Delaroli (PL)
- 2ª vice-presidente: Tia Ju (Republicanos)
- 3ª vice-presidente: Zeidan (PT)
- 4ª vice-presidente: Célia Jordão (PL)
- 1º secretário: Rosenverg Reis (MDB)
- 2º secretário: Dr. Deodalto (PL)
- 3ª secretária: Franciane Motta (Podemos)
- 4º secretário: Giovani Ratinho (Solidariedade)
- 1ª vogal: Índia Armelau (PL)
- 2º vogal: Rafael Nobre (União)
- 3º vogal: Valdecy da Saúde (PL)
- 4º vogal: Renato Miranda (PL)