Base para atendimento de vítimas de violência doméstica é inaugurada em Cabo Frio

Base para atendimento de vítimas de violência doméstica é inaugurada em Cabo Frio

Compartilhar no WhatsApp

A Prefeitura de Cabo Frio inaugurou a nova sede da Patrulha Maria da Penha na Praça Gentil Gomes de Farias, na Passagem, dedicada ao acolhimento de vítimas de violência doméstica. A cerimônia contou com a presença da prefeita Magdala Furtado, autoridades municipais, representantes da segurança pública, legislativo e comunidade local.

A secretária de Governo, Thaís Rodrigues, categorizou o espaço como seguro e discreto, garantindo o sigilo e respeito às mulheres em situação de violência:

”Estou profundamente emocionada, pois o que estamos inaugurando aqui pode ter um impacto imenso na vida de alguém. Para uma mulher em situação de violência, sair de casa para denunciar e buscar ajuda já é extremamente difícil. Estamos oferecendo aqui um espaço discreto e seguro, onde ela pode se abrir sem medo de exposição, com total sigilo e respeito”

A prefeita de Cabo Frio Magdala Furtado expressou sua satisfação por mais um equipamento público estar disponível para a população:

“Todos os dias enfrentamos o desafio de demonstrar nossa competência, determinação e comprometimento com nossas responsabilidades. Estou verdadeiramente feliz com a inauguração desta nova sede, que será um grande suporte para as mulheres”

Nesses um ano e dois meses da Patrulha Maria da Penha em Cabo Frio, os atendimentos eram realizados no prédio da Guarda Civil Municipal.

”Desde o início, nossa equipe tem oferecido acolhimento, apoio, proteção e esperança de dias melhores para as mulheres que passaram ou ainda enfrentam a triste realidade da violência. Durante este período, já acolhemos mais de 600 mulheres com medidas protetivas de urgência, atendemos mais de 350 chamados emergenciais e efetuamos 15 prisões em flagrante. Este espaço foi projetado para que as mulheres se sintam acolhidas, livres de vitimização e constrangimento, podendo contar com um ambiente inteiramente dedicado a elas”,  comemorou Regiane Costa, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

Durante o evento, a Prefeitura prestou homenagem aos grupamentos da região por seu serviço à comunidade, e a prefeita sancionou um projeto de lei autorizando o uso de armas de baixa letalidade pela Guarda Municipal.

A base operacional funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com patrulheiros disponíveis 24 horas para emergências, incluindo acompanhamento a delegacias e unidades de saúde. Mulheres vítimas de violência podem contatar a Patrulha pelo número 153.

O prédio da nova sede foi completamente reformado pela Secretaria de Governo, com instalações renovadas para garantir privacidade e conforto às vítimas, além de melhorias na infraestrutura da praça adjacente.

✅ Confira as últimas notícias da Região dos Lagos

[Clique Aqui] para para receber notícias exclusivas da Região dos Lagos no seu WhatsApp

Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
plugins premium WordPress