Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Picture of João Monk

João Monk

Compartilhar no WhatsApp

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 7,4 milhões de famílias brasileiras, correspondendo a 9,4% do total, enfrentaram insegurança alimentar moderada ou grave no último trimestre de 2023. Esse número representa 20,6 milhões de pessoas em lares com restrições na quantidade ou qualidade dos alimentos. A pesquisa classifica os domicílios em quatro níveis de segurança alimentar, com 56,7 milhões de famílias (152 milhões de pessoas) em situação de segurança alimentar, indicando acesso regular a alimentos de qualidade suficiente. Comparado à Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017/2018, houve melhora, com aumento da segurança alimentar e redução da insegurança alimentar moderada ou grave.

Essa melhoria é atribuída a programas sociais e de alimentação, como os de transferência de renda, que impactam diretamente a segurança alimentar. Além disso, a redução dos preços dos alimentos contribuiu para a situação. No entanto, apesar do avanço, a situação ainda não alcançou os níveis observados em 2013, quando a segurança alimentar era maior no país.

Picture of João Monk
Jornalista do Lagos Informa. Formado pela Universidade Veiga de Almeida, atua na área há 6 anos, passando pelos portais G1 e RC24h, participando por dois anos ao vivo do programa Região em Foco, da Rádio Ondas FM, e posteriormente em comunicação política no ano de 2022.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress