Alerj aprova projeto de combate ao trabalho análogo à escravidão no Rio de Janeiro

Alerj aprova projeto de combate ao trabalho análogo à escravidão no Rio de Janeiro

Picture of João Monk

João Monk

Compartilhar no WhatsApp

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, o Projeto de Lei 558/23, que estabelece medidas para intensificar o combate ao trabalho análogo à escravidão no estado. O projeto, dos deputados Rosenverg Reis (MDB), Carlos Minc (PSB), Prof. Josemar (PSol) e Vinícius Cozzolino (União), altera a Lei 4.744/06 e proíbe a formalização de contratos e convênios entre o Estado e empresas envolvidas com esse tipo de trabalho, além de incluir a concessão de serviços públicos, incentivos fiscais e benefícios tributários de qualquer natureza.

O texto prevê punições como cassação de licenças estaduais, interdição de estabelecimentos e multas de até R$ 86 mil para empresas envolvidas, além de restrições aos sócios, que não poderão exercer o mesmo ramo de atividade por 10 anos. O projeto também estabelece a criação da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo do Estado (COETRAE/RJ), vinculada à pasta responsável pelos direitos humanos, para elaborar e acompanhar planos de erradicação e promover campanhas educativas sobre o tema.

Picture of João Monk
Jornalista do Lagos Informa. Formado pela Universidade Veiga de Almeida, atua na área há 6 anos, passando pelos portais G1 e RC24h, participando por dois anos ao vivo do programa Região em Foco, da Rádio Ondas FM, e posteriormente em comunicação política no ano de 2022.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress