Uma parceria entre a Polícia Civile a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai garantir reabilitação oral e facial para mulheres agredidas por companheiros ou familiares. O Projeto Metamorfose é uma iniciativa para apagar as marcas da violência e resgatar a autoestima.
As vítimas que apresentarem lesões graves no rosto e que registrarem ocorrência nas Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) serão encaminhadas para exame de corpo de delito e passarão por análise no Setor de Odontologia Legal. O tratamento será realizado na Cidade Universitária, no Fundão.
Rede de apoio
O projeto-piloto, que começará na capital, será anunciado nesta quarta-feira (04/10) durante a I Jornada da Sala Lilás. O encontro vai acontecer na Cidade da Polícia e promoverá debates sobre o acolhimento às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.
A Sala Lilás é fruto de um convênio firmado entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça (TJRJ) e o RioSolidário. Trata-se de um ambiente de acolhimento localizado nos Institutos Médicos Legais e nos Postos Regionais de Polícia Técnico-Científica do estado.